Classe de bônus: saiba como funciona.

Os seguros de automóveis, em geral, possuem renovação de contrato anual. Muitas companhias fazem esta renovação automaticamente, outras solicitam, através do corretor, a renegociação do contrato. Mas em ambos os casos, você pode conseguir bons descontos no valor da apólice. Assim, em vez do seguro do seu carro ficar cada vez mais caro, ele ficará, na verdade, mais barato a cada renovação. Isso acontece para os casos em que, durante toda a vigência do contrato, o seguro não for acionado nenhuma vez. Deste modo, este cliente terá direito a figurar em uma classe de bônus.

Classe de bônus: como funciona?

A classe de bônus, no seguro de automóveis, é um desconto aplicado sobre o valor do serviço na renovação do contrato, considerando o histórico de sinistros.

Expresso em classes que variam entre 0 (zero) e 10 (dez), o bônus está diretamente vinculado ao segurado e não ao carro, à seguradora ou à corretora. Ou seja, você pode trocar de carro, de seguradora ou de corretora e ainda assim manter o bônus na renovação, pois ele é único e abrange todas as coberturas.

Cálculo da classe de bônus

Para concessão de uma classe de bônus, o seguro deverá ser renovado em até 30 dias contados a partir da data de vencimento. Conforme já dito, não pode ter ocorrido nenhum sinistro durante a validade da apólice.

Além disso, é necessário que o tempo de vigência da apólice anterior seja maior que 335 (trezentos e trinta e cinco) dias. Caso seja menor que esse prazo, a classe de bônus será mantida no ato da renovação.

Haverá redução de uma classe de bônus para cada sinistro indenizado, ocorrido no prazo do seguro em vigor. No entanto, se na decorrência do mesmo evento forem acionadas mais de uma cobertura, este será considerado como um único sinistro para efeito de cálculo.

Somente em casos de sinistro com indenização parcial ou total ocorre a redução da classe de bônus na renovação. A utilização de coberturas adicionais, como vidros ou assistência 24 horas não geram esta redução. A única exceção é a cobertura de terceiros, que é um adicional, mas causa redução no bônus.

Posso transferir a minha classe de bônus?

No geral, o benefício da classe de bônus é pessoal e não pode ser transferido para outras pessoas. Entretanto, existem algumas seguradoras que permitem esta transferência, em determinadas situações. Esse processo é conhecido como Transferência de Direitos e Obrigações ou TDO. Ele é reservado para algumas ocasiões específicas, como troca entre sócios, cônjuges ou filhos do segurado.

Eu não renovei em 30 dias, perdi o meu bônus?

Sim, você perderá o direito ao desconto. Algumas empresas, para fins de fidelização, permitem o aproveitamento mesmo após os 30 dias, considerando até 180 dias do vencimento.

Veja como é realizado o calculo da classe de bônus neste cenário:

Período de Renovação (Dias Corridos) Renovação Sem Sinistro Renovação Com Sinistro
Até 30 dias do vencimento da Apólice Conceder 01 classe Reduzir 01 classe para cada sinistro indenizado
De 30 a 60 dias do vencimento da Apólice Manter a classe da apólice anterior Reduzir 01 classe pelo prazo e 01 classe para cada sinistro indenizado
De 60 a 120 dias do vencimento da Apólice Reduzir 01 classe Reduzir 02 classes pelo prazo e 01 classe para cada sinistro indenizado
De 120 a 180 dias do vencimento da Apólice Reduzir 02 classes Reduzir 03 classes pelo prazo e 01 classe para cada sinistro indenizado
A partir de 180 dias após vencimento da apólice Excluir todos os bônus Excluir todos os bônus

Conclusão

O seu seguro não precisa encarecer todo ano. Procure conhecer os seus direitos e converse com o corretor sobre os bônus que podem lhe garantir uma ótima economia. Além deste desconto que é igual para todas as companhias, algumas seguradoras oferecem uma vantagem extra de acordo com a fidelidade do cliente. Quanto mais tempo de casa, maior a chance de obter benefícios.

Fique atento e não perca o seu bônus! Leia mais em Perguntas mais frequentes sobre seguro de automóvel, na página da SUSEP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *