Dia 27 de Janeiro – Dia do Orador

Segundo o dicionário, oratória é a arte de falar em público, o dom da eloquência, da retórica. Saber se comunicar de forma clara, estruturada e direta. É, não só se fazer entender, como arrebatar os espectadores que o ouvem e assimilam suas palavras, seja em um auditório, plateia, reunião ou até um pequeno grupo de amigos. Neste dia 27 de Janeiro, é comemorado o Dia do Orador. Dia para parabenizar e valorizar estas pessoas que tem a habilidade de se comunicarem bem.

História da oratória – Dia do Orador

Há quem considere a oratória um dom, no entanto, é uma habilidade e um ofício que, como qualquer outro, pode ser estudado, treinado e conquistado. Desde a Grécia antiga já se estudavam a fundo a retórica e oratória. Como principais autores clássicos que se debruçaram sobre esta arte podemos aqui destacar Aristóteles, Cícero e Quintiliano, dentre tantos outros.

Como qualquer forma de comunicação, a oratória se baseia em alguns elementos básicos. É possível destacar alguns como; o emissor – aquele que propaga a mensagem, o receptor – aquele que recebe as informações,  a mensagem – é o que se quer comunicar, o canal – por onde a mensagem irá viajar do emissor até o receptor.

Ao longo da história é possível destacar alguns ícones que se destacaram por dominarem esta arte de comunicação. Dentre eles podemos destacar Martin Luther king Jr., Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, dentre outros.

Para saber mais também sobre curiosidades e datas comemorativas, fique atento ao nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *