Seguro Fiança Locatícia: alugue seu imóvel sem fiador

O Seguro Fiança Locatícia surgiu com o objetivo de desobrigar a pessoa interessada em alugar um imóvel de ter um fiador pessoa física ou efetuar um depósito (caução) para garantir seu contrato de locação.

O uso deste tipo de seguro é previsto em lei e imprime agilidade na aprovação do candidato à locação, além de fornecer mais segurança para o locador, seja ele o proprietário do imóvel ou empresa administradora.

Como funciona

O seguro fiança locatícia substitui o fiador e garante ao proprietário de imóvel (locador) o recebimento dos aluguéis e encargos vencidos e não pagos pelo inquilino.

Quem paga este seguro é o inquilino, seja pessoa física ou jurídica. É um serviço que pode ser contratado para aluguéis de imóveis urbanos residenciais, comerciais e não residenciais (consultórios, escritórios etc.).

Este tipo de seguro, no entanto, não exime o inquilino inadimplente de pagar o que deve. A seguradora quita o saldo devedor ao proprietário do imóvel e cobra do inquilino o reembolso total do que gastou. A cobrança poderá ser judicial, inclusive.

O seguro pode ser contratado tanto pela administradora quanto pelo locatário, sempre através de um corretor de seguros. As coberturas do seguro fiança abrangem todas as responsabilidades do locatário, desde que contratadas na apólice.

Motivos para recusa da contratação do seguro

A proposta do seguro de fiança locatícia pode não ser aprovada se o candidato tiver, por exemplo, o nome inscrito em serviços de proteção ao crédito. Outro motivo de recusa é quando a seguradora avalia o candidato e descobre que ele não tem condições de pagar os aluguéis. A avaliação da seguradora sobre o cadastro do inquilino se assemelha à realizada por instituições de crédito.

Geralmente o candidato a locatário deve comprovar renda mensal equivalente a três ou quatro vezes o valor do aluguel. É comum as seguradoras aceitarem composição de renda de até três pessoas que venham a morar no imóvel. Essas regras variam de acordo com a companhia. Logo, é fundamental verificar as condições gerais da apólice negociada.

Vantagens do seguro fiança locatícia

Esse seguro evita que o candidato ao imóvel desfalque suas economias para reunir dinheiro equivalente à caução ou capitalização como garantia. Com este serviço, ambas as partes são beneficiadas:

Benefícios para o inquilino

  • Evita o constrangimento de buscar um fiador;
  • Ganha agilidade na aprovação do contrato;
  • Evita o desembolso imediato da caução (três a cinco vezes o valor mensal do aluguel);
  • Parcelamento do seguro fiança, o que dilui seu custo ao longo de vários meses;
  • Coberturas extras , como descontos em empresas de mudanças e serviços de assistência, como pequenos reparos, chaveiro e limpeza de caixa d’água entre outros.

Benefícios para o proprietário

  • Mais rapidez no recebimento da aluguel do imóvel;
  • Garantia de locação, com certeza do recebimento do aluguel e encargos, que pode se estender por todo o contrato, com renovações sucessivas do seguro durante o período da locação;
  • coberturas adicionais, que incluem danos físicos ao imóvel, multa por rescisão contratual e pintura completa do imóvel.

Benefícios para a Imobiliária

  • Dispensa a análise de cadastro, que passa a ser feita pela seguradora;
  • Elimina o risco que a imobiliária assume ao aprovar cadastro;
  • garante a sua taxa de administração do imóvel, com a certeza do pagamento dos alugueis e encargos.

Coberturas do seguro

Cobertura Básica

É a mais comum e que garantirá ao segurado o ressarcimento dos prejuízos que possa sofrer devido a inadimplência do aluguel e multas moratórias, quando for o caso.

O limite máximo geralmente corresponde ao valor do aluguel mensal multiplicado pelo número de meses determinado como período indenitário (trinta meses).

Encargos Legais

  • IPTU;
  • Condomínio;
  • Água;
  • Luz;
  • Gás Canalizado.

Danos ao Imóvel 

  • Pintura interna e externa;
  • Multa por rescisão;
  • Assistência Residencial Dia e Noite.

Quem escolhe as coberturas é sempre o proprietário do imóvel. É importante lembrar que pedir simplesmente todas as coberturas possíveis e imagináveis poderá encarecer o custo do seguro e dificultar o aluguel do imóvel.

Conclusão

O seguro fiança locatícia é uma boa opção para quem não quer ir atrás de um fiador ou não dispõe de valor à vista para pagamento de caução. Também é positivo para administradoras e donos de imóveis, que tem a garantia do recebimento de seus valores.

Antes de contratar, converse com o seu corretor. Ele é o profissional capacitado para orientar e buscar a melhor opção de seguro para você ou seu imóvel.

Para conhecer mais sobre seguros, acesse o nosso site, clicando aqui.

Um comentário em “Seguro Fiança Locatícia: alugue seu imóvel sem fiador

  • 06/02/2017 em 20:36
    Permalink

    interessante a informação, hoje na maioria das grandes cidades para conseguir alugar um imóvel só através do seguro fiança.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *