Por que preciso de um corretor de seguros?

Com a facilidade do uso da internet e com a gama de serviços disponíveis, podemos fazer quase tudo online, como compras, cursos, reserva em estabelecimentos etc. Podemos até comprar um seguro. Então por que preciso de um corretor de seguros?

Quem é o corretor de seguros

É um profissional especializado, representante do segurado junto à seguradora. Ele é uma pessoa tecnicamente preparada e legalmente habilitada a intermediar e a promover contratos de seguros entre as Sociedades Seguradoras, Empresas de Previdência Aberta, Capitalização e os consumidores, sejam eles pessoas naturais ou jurídicas.

Para o exercício da profissão de corretor de seguros, há necessidade da prévia obtenção da autorização de operação pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Para conceder esta autorização a Susep exige que a pessoa interessada seja aprovada em exame específico.

É o corretor que vai te indicar o seguro que tem mais a sua cara. O seu papel é analisar os riscos aos quais o segurado está exposto e buscar o produto adequado às suas necessidades e ao seu perfil, considerando a melhor relação custo x benefício. O agente, por sua vez, é um vendedor de seguros vinculado a uma companhia seguradora e, portanto, estará representando os interesses desta companhia.

A diferença entre o bom e mau corretor

O bom corretor: tem vasto conhecimento, é constantemente treinado e tem a paciência necessária para encontrar a melhor alternativa para seu cliente. É quem te orienta, dentro da vigência do seu contrato e te garante tranquilidade, caso ocorra algum sinistro. Ele está sempre disposto a te apoiar em qualquer momento de dificuldade e é o primeiro contato do cliente com o mercado de seguros. Além disso, ainda administra os conflitos de interesse entre a seguradora e o segurado.

O mau corretor: é aquele que está interessado apenas em vender o seguro sem se preocupar com o cliente. É o que te oferece sempre os produtos mais caros, mesmo que sejam acima das suas necessidades.

Confiar no corretor de seguros é fundamental. Repassar as informações corretas evita transtornos e divergências entre o serviço desejado e o contratado.

Conclusão

Você tem a liberdade de procurar o corretor que te ofereça um atendimento adequado e confortável, que demonstre confiabilidade e te oriente tanto antes da aquisição do seu seguro, como durante todo o período de contrato e nas renovações.

Por isso, não se sinta constrangido em buscar diversas fontes, procurar por indicações e observar as referências do corretor.

Saiba mais sobre as modalidades de seguros e como realizar a contratação do seu em nosso blog, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *