23 a 28 de Fevereiro – Carnaval de Salvador

Nos dias 23 à 28 de fevereiro é festejado uma das maiores festas de rua do mundo, o Carnaval de Salvador. Grande manifestação popular que leva quase 2 milhões de pessoas para as ruas para se divertirem, brincar e pular o carnaval. É época de relaxar, colocar um pouco os problemas de lado, vestir sua fantasia e sair para rua esbanjando alegria.

Para comportar tanta gente assim, a festa é dividida em três localidades na cidade; o circuito Osmar, situado no bairro Campo Grande, o circuito Dodô, da Barra, tendo início no Farol da Barra e término no bairro de Ondina, e o circuito Batatinha, no centro histórico.

Esta grande festa não é só uma alegria para os foliões, a economia se aquece bastante nesta época. De acordo com o site da EMBRATUR, o carnaval do ano passado, 2016, gerou mais de R$ 840 milhões para a economia local. A cidade recebeu mais de 500 mil visitantes, dentre eles brasileiros e estrangeiros, o setor hoteleiro teve uma lotação recorde 97%. Além disso, durante o período do carnaval, foram geradas mais de 200 mil vagas de empregos temporários.

História

Um dos maiores ícones do carnaval baiana é, sem dúvida, o Trio Elétrico; esses enormes caminhões que suportam o peso de bandas inteiras, juntamente todo material complexo de som e proporcionam um espetáculo ambulante. No entanto, quem vê toda esta opulência destes caminhões, dificilmente consegue associar à sua origem, quando um grupo de amigos resolver tocar em cima de um carro e colocar alto-falantes. De acordo com o site Nova Escola, o carro que deu origem ao Trio Elétrico que conhecemos hoje foi criado por dois amigos: Adolfo Antônio, o Dodô, e Osmar Macedo na década de 1950. Eles resolveram decorar um FORD 1929 e colocar alto-falantes, com isto posto a festa estava pronta. A dupla saiu no domingo de carnaval e arrastou milhares de foliões pelas ruas. A partir de então, o carnaval foi evoluindo junto com o trio-elétrico até chegar a esta festa grandiosa que se conhece hoje.

 

Um comentário em “23 a 28 de Fevereiro – Carnaval de Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *