Ter um condutor adicional aumenta o valor do seguro do meu carro?

É muito comum encontrarmos pais que dividem o carro com os filhos, namorados e irmãos que compartilham entre si. Se você se encontra em uma situação semelhante, no momento da cotação, não esqueça de informar ao seu corretor quem conduzirá o veículo. Esse detalhe é muito importante, pois é o que determinará a sua tranquilidade caso ocorra algum sinistro. Sim, a inclusão desse condutor adicional é um dos fatores que onera o valor do seguro, mas não pode deixar de ser informado. As seguradoras, de acordo com o seu contrato, podem se negar a prestar o atendimento necessário se o condutor for alguém indicado por você, mas que não tenha sido apontado no momento da contratação como motorista eventual.

Condutor Principal x Condutor Adicional

As seguradoras na sua maioria consideram o condutor principal aquele que conduz o veículo 70% do tempo, ou seja, 5 vezes na semana. Definido o principal condutor, qualquer um que dirija o veículo, desde que seja eventualmente, é considerado como condutor adicional.

Condutor de Risco

São aqueles que as seguradoras consideram na faixa etária de 18 a 25 anos. A maioria das seguradoras, pede que seja informado no momento da cotação se o condutor principal reside com algum jovem na faixa de risco independente se dirigem ou não.

Caso algum jovem na faixa de risco more na residência é importante informar se quer ou não estender a cobertura para esse residente. Se ocorrer sinistro com algum jovem que resida com o principal condutor e isso não constar na apólice, a cobertura do seguro será comprometida. Para seguradoras com este tipo de questão, jovens entre 18 e 25 anos que não moram com o principal condutor não precisam ser mencionados e, portanto, podem dirigir até 02 vezes na semana.

Outra opção é a seguradora questionar se algum jovem entre 18 e 25 anos tem a permissão para utilizar o veículo, independente de residirem ou não com o condutor principal. Se houver eventuais condutores nesta faixa etária, é preciso, também, informar o sexo. Nesse tipo de regra, não haverá cobertura para nenhum condutor menor de 25 anos se não constar respondido corretamente na apólice. Já pessoas com 26 anos ou mais podem dirigir até 02 vezes na semana.

Algumas pessoas tentam burlar essa regra para não pagar mais caro,  informando falsas tentativas de furto do veículo ou alterando o condutor no momento da ocorrência, mas acabam saindo no prejuízo.

Conclusão

Quando for realizar a sua cotação, não tenha medo: preencha o formulário com bastante atenção sem omitir as informações. E quando receber a apólice, confira se os dados estão corretos. Se no seu seguro estiver especificado que pessoas menores de 25 anos não tem cobertura, evite emprestar o carro para motoristas nessa faixa etária, pois se algo acontecer o seguro não cobrirá.

 Conheça mais modalidades e coberturas de seguros automotivos em nosso site, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *