Entenda o que são doenças pré-existentes no seguro de vida.

Quem contrata um seguro de vida precisa saber se possui alguma doença pré-existente pra poder declarar no momento da contratação, atendendo aos requisitos das seguradoras. Em geral, as companhias informam quais são estes pré-requisitos antes do usuário contratar o produto.

Entenda o que são doenças pré-existentes

Um dos temas mais polêmicos no mercado de seguros são as limitações e até recusa de cobertura decorrentes das chamadas doenças pré-existentes. Doenças pré-existentes são as patologia que o consumidor ou seu responsável saiba ser portador ou sofredor à época de ingresso no seguro de vida.

Existem duas condições essenciais que caracterizam a doença pré-existente para efeito legal:

  •  a existência anterior, ou seja, a doença ou lesão já existia no momento de contratação do seguro e o segurado sabia de sua existência naquele momento.
  •  é a doença desconhecida do segurado, que se manifesta durante a vigência da apólice e que se pode cientificamente comprovar que teve origem antes da contratação.  Neste caso, existe a cobertura securitária, pois entende-se que a doença não se caracteriza como pré-existente, devido ao desconhecimento do segurado.

Posso contratar um seguro de vida tendo uma doença pré-existente?

Pessoas com doenças pre-existentes podem contratar um seguro de vida, porém é importante que isso seja informado à seguradora.

O fato do segurado já estar doente não impede que ele conte com um seguro de vida, mas esse fator pode gerar valores mais altos para a contratação do seguro. É importante saber que, em caso de omissão desta informação, os beneficiários não poderão receber a indenização do seguro.

O Superior Tribunal de Justiça, em diferentes casos, deu ganho de causa às seguradoras por considerar má-fé dos usuários não terem informado doença pré-existente antes da contratação do seguro.

Frequentemente, as pessoas se dão conta dessas restrições nos momentos mais difíceis, quando um procedimento é negado ao segurado. Para não passar por essa dificuldade consulte um corretor de seguros para te orientar.

Conclusão

Diversos fatores podem influenciar no valor do seguro, no ato da contratação. Por isso, é fundamental prestar todas as informações necessárias de forma transparente e correta. A existências de informações incorretas pode acarretar diversos problemas para o consumidor, inclusive a perda do contrato e a negativa da companhia de prestar o auxílio previsto, quando acionada.

Consulte o seu corretor de seguros e veja quais são as melhores formas de se contratar um seguro de vida para uma pessoa portadora de doença pré-existente. Conheça, também, outras modalidades de seguro em nosso site, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *