22 de Março – Dia Mundial da Água

Neste dia de 22 de Março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Uma data que tem como principal foco conscientizar toda a população do planeta sobre a importância vital da água para o funcionamento do nosso ecossistema mundial. Não é novidade que mais de dois terços da superfície da Terra é composta por água, sendo também conhecida como o Planeta Azul, no entanto, apenas uma quantidade ínfima desta abundância é considerada apropriada para o consumo humano, menos de 0,01%. Esta pequena parte, por sua vez, esta dividia entre rios, lagos, lençóis freáticos, etc, fontes estas muitas vezes poluídas e degradadas pela ação predatória do homem.

Dia Mundial da Água – História

A ONU (Organização das Nações Unidas) estipulou, através do decreto A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, que  do dia 22 de Março seria o Dia Mundial da Água. Um dia não só para se refletir a importância deste recurso natural mas também para agir, para realizar ações que abordem e reflitam a situação da água no nosso planeta e como fazer para respeita-la e preserva-la.

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Conclusão

Nosso Planeta Água está precisando de ajuda para preservar o bem mais precioso que possuímos para a manutenção não só da nossa espécie como de toda a vida no planeta, fauna e flora. É uma tarefa de todos nós nos conscientizarmos e de fato agir para a economia da água. É preciso fomentar uma reeducação ambiental em todos, começar a incutir o ideal de preservação ecológica desde muito cedo nas crianças. Dessa forma elas podem crescer e propagar melhores formas de relação com a água e a natureza, para que cresçam com valores de respeito. Pequenas mudanças diárias podem fazer grande diferença no macro ambiente, como diminuir a duração do banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, economia de água ao lavar pratos, lavar carros com balde, dentre outras pequenas ações que, com certeza farão a diferença. Para saber mais sobre dicas e diversos tipos de seguros, continue acompanhando nosso blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *