Vistoria Prévia: o que é, quando é necessária, como fazer.

Normalmente, quando se trata de seguro de auto, percebe-se uma dúvida em quem vai adquirir um seguro novo ou renovação. O que é vistoria prévia? Quando devo fazer uma vistoria prévia? Eu pago por essa vistoria? Onde devo fazer esta vistoria? Para responder estes questionamentos, nós vamos tentar esclarecer aqui neste post todas estas dúvidas relacionadas ao assunto. Se mesmo assim algum ponto não ficar claro, ou se nós esquecemos de abordar alguma questão, fale conosco. Lembre-se sempre que este espaço é seu e para você.

O que é Vistoria Prévia?

De acordo com nossa postagem anterior ‘Entenda o Segurês: Alguns dos principais termos sobre seguros’, onde trabalhamos este conceito, vistoria prévia é uma avaliação realizada por um profissional onde são observadas as condições do veículo a ser segurado, se existem avarias no mesmo, se ele está apto para ser feito o seguro, e se até a seguradora tem interesse em se responsabilizar pelo carro. Isto ocorre porque, muitas vezes, o estado do carro está tão precário que a seguradora pode se recusar a fazer o seguro por não valer a pena financeiramente.

Como é feita a vistoria?

Ao contratar o seguro, se for constatada a necessidade de uma vistoria prévia, a corretora irá informar o cliente e explicar como vai ser realizada. Pode ser feita no próprio domicílio do segurado ou até mesmo no local de trabalho. O vistoriador da empresa terceirizada pela seguradora, responsável pela vistoria, irá até o endereço especificado pelo cliente, em horário comercial, e fará a vistoria no veículo. Para isso, é necessário ter alguém maior de idade para receber o vistoriador e receber o comprovante da vistoria. Se o cliente não quiser e não tiver disponibilidade de esperar o vistoriador, ele pode optar também por se dirigir até um posto fixo cadastrado onde possa realizar a vistoria. Para tanto, deverá portar a proposta de efetivação do seguro, documento de identificação e documento do veículo.

Preciso pagar pela vistoria?

Não. Não é preciso desembolsar nada a mais do que já iria se pagar pelo seguro do carro.

Quando devo fazer a vistoria?

É necessário fazer a vistoria em alguns casos:

  • Seguro Novo – É imprescindível realizar a vistoria para a seguradora poder avaliar as condições do veículo.
  • Renovação do Seguro fora do prazo – Se for realizar a renovação do seguro e o mesmo já tiver terminado a vigência anterior é necessário realizar a vistoria prévia. Isso ocorre pois, como o veículo fica sem cobertura desde o fim da vigência anterior, pode ter ocorrido algum dano ao carro, sendo assim companhia precisa averiguar. Se a renovação for feita ainda dentro do prazo de vigência, não é necessária a vistoria.

É necessária a vistoria ao renovar o seguro com outra seguradora?

Não. O fato de renovar o seguro com uma seguradora diferente não torna a vistoria necessária. Neste caso, obedece a mesma regra do tópico anterior: só precisará de vistoria em caso de renovação fora do prazo.

Conclusão

As vezes a vistoria pode ser considera como um atraso no processo de efetivação do seguro, no entanto, é uma etapa necessária e que não tem custo. Possui ainda a comodidade de poder ser realizada em domicílio. Qualquer dúvida quanto a este tema ou relacionada a qualquer tipo de seguros, fique à vontade e nos pergunte. Continue acompanhando nosso blog.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *