Cuidados com os pneus do seu carro: Rodízio de pneus

Quando se trata de cuidados com os pneus, o assunto vai muito além de calibrá-los corretamente. Existe um tema que pode gerar dúvidas em alguns motoristas de primeira viagem e até mesmo nos mais experientes. Seja qual for o seu caso, tentaremos explicar mais sobre o rodízio de pneus, e sobre outros cuidados necessários para se ter com esta parte tão importante para o desempenho e segurança do automóvel e dos passageiros.

O que é Rodízio de Pneus?

O rodízio é a troca das posições dos pneus no automóvel entre os dianteiros e traseiros, esquerdos e direitos. O estepe também deve fazer parte deste revezamento. O objetivo principal desta ação é prevenir o desgaste desigual que cada pneu está sujeito rodar somente em uma posição. Entretanto, esta prática não tira a necessidade do balanceamento e alinhamento dos pneus periodicamente, é somente como força de equilibrar o desgaste. Diferentes fabricantes estipulam prazos um pouco diferentes uns dos outros, no entanto, de uma maneira geral, estima-se que deva ser feito o rodízio entre 5 e 10 mil quilômetros. A maioria dos veículos nacionais são carros de passeio e possuem tração dianteira, no entanto, há carros esportivos que tem a tração nos pneus traseiros. Em ambos os casos o rodízio deve ser feito de maneira diferente:

Tração Traseira

Os pneus traseiros devem ser levados para a posição dianteiro em linha reta, ou seja, o traseiro esquerdo vai para a posição dianteira esquerda e o traseiro direito vai para a posição dianteira direita. Ao mesmo tempo, os pneus dianteiros vão para as posições traseiras de forma cruzada, ou seja, o dianteiro direito vai para a posição traseira esquerda, e o dianteiro esquerdo vai para a posição traseira direita, fazendo uma espécie de ‘X’ com o movimento da troca.

Tração Dianteira

O esquema de rodízio para carros com tração na dianteira é similar aos de tração traseira, só que de maneira invertida. Os pneus dianteiros de tração vão para as posições traseiras em linha reta, o dianteiro direito vai para a traseira direita e o dianteiro esquerdo vai para a traseira direita. Já os pneus traseiros sem tração vão para as posições dianteiras de maneira cruzada. O traseiro direito vai para a dianteira esquerda e o traseiro esquerdo vai para a dianteira direita.

É importante levar em consideração alguns pontos na hora de fazer o rodízio. Os estepes de fábrica que forem de tamanho inferior aos demais pneus não devem fazer parte do rodízio, devem ser revezados somente pneus do mesmo tamanho. Sempre que realizar as trocas é importante fazer um alinhamento e balanceamento para que seja preservada a estabilidade de direção do carro.

Tempo de troca dos pneus

Tecnicamente, os pneus não devem possuir sulcos com profundidade menor de 1,6 mm. Mas como vejo isso na prática? Isso é fácil, os pneus vem com pequenas marcas indicativas ao seu redor que mostram o limite que o pneu pode se desgastar.  Isso equivale a sulcos com exatos 1,6 mm de profundidade. Se o desgaste for maior que esta marca está na hora de comprar pneus novos para seu carro. Não é aconselhável continuar dirigindo após está marca, isso pode acarretar não só um maior consumo de combustível como estará colocando em risco a segurança do motorista e dos passageiros.

Formas de preservação dos pneus

Além da prática do rodízio, existem algumas atitudes que contribuem para o aumento da vida útil dos pneus, como por exemplo, a calibragem semanal e correta. Deve ser um hábito calibrar os pneus, e não esperar que seja necessária a calibragem. Isso seja feito com os pneus frios. Esta prática pode ajudar a melhorar a economia de combustível, visto que rodar com os pneus abaixo da calibragem ideal aumenta o consumo. Deve-se também se ater à calibragem correta indicada pelo fabricante.

Conclusão

Pneus são itens de extrema importância em um automóvel. Além de impactarem no desempenho e velocidade do veículo são a chave para o controle, equilíbrio, frenagem, estabilidade e segurança. Por isso, dê a devida atenção e o devido investimento a eles, além de te fazerem economizar no combustível podem literalmente salvar sua vida. Seja sempre prudente e responsável no trânsito e na vida, mantenha a calma e sirva de bom exemplo sempre. Para maios informações e dicas sobre seguros, continue acompanhando o nosso blog.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *