Cuidados de segurança e manutenção com sua Bike

A bicicleta, como um meio de transporte alternativo, está cada vez mais presente no Brasil e no mundo. É uma excelente opção como forma de se deslocar; faz bem para saúde de quem pedala, para o trânsito, e para o meio ambiente. No entanto, para ter uma bike de uso urbano constante é necessário se ter uma série de cuidados, não só para manutenção, como para a segurança de quem pedala. Neste post iremos destacar alguns importantes cuidados sobre segurança e manutenção que você deve ter se quiser pedalar pela cidade.

Cuidados com a segurança

Ciclovias e ruas menos movimenta

Pode parecer óbvio a primeira vista, e é. No entanto, é imprescindível reforçar certos conceitos que podem salvar vidas e facilitar. Ao pedalar prefira sempre ciclovias ou vias com menor volume de circulação de veículos. Se na sua cidade não tiver ciclovias ou, se as tem, foge muito do seu percurso, redobre sua atenção no transito e lembre-se, comunicação é tudo, veja e seja visto.

Pedalar na contramão dos veículos: Mito

Muito já se ouviu que, ao pedalar em vias públicas, o faça na mão contrária dos veículos. Na prática isso não se aplica e não é seguro nem para quem pedala, para os veículos ou para os pedestres. Tanto um pedestre que vai atravessar a rua, ou um carro que está saindo da garagem, ambos terão mais atenção ao olhar o lado que o fluxo de carros vêm. Logo, a bike vindo da direção oposto aumenta as chances de colisão e acidentes.

Transitar na contramão também diminui o tempo de reação tanto do motorista do veículo quanto do ciclista em caso de acidentes, além de aumentar a gravidade de possíveis colisões, pois, ao trafegar na direção oposta, as velocidades se somam. Se você pedala a 15 km por hora e um carro vem na direção contrária a 50 km por hora, ele estará se aproximando de você a 75 km por hora.

Sinalize constantemente, se comunique e seja visto

Esta máxima serve para qualquer tipo de motorista, e isso inclui os ciclistas. Seja o que for fazer no trânsito sempre comunique as suas intenções para que os motoristas, motociclistas e até outros ciclistas saibam o que você irá fazer e antecipem seus movimentos, dessa forma ninguém é pego de surpresa. Da mesma forma preste bem atenção para a sinalização dos veículos e esteja sempre pronto para saber quais os movimentos deles, esteja bem atento e não se distraia ao pedalar. Como ainda não temos pisca alertas nas bikes, sinalize com as mãos e braços se for mudar de faixa, entrar em outra via ou qualquer movimento diferente.

Cuidados com a bicicleta

Como guarda-la?

Assim como automóveis, é ideal que ela seja guardada em locais fechados, tanto para proteção contra roubos quanto para evitar a exposição direta ao sol, à chuva e à umidade. Se precisar dar um descanso à sua bike, e não for usá-la por um tempo, certifique-se de lubrifica-la periodicamente durante este período fora de uso. Limpe-a para que não acumule poeira, tire um pouco a pressão dos pneus e, se possível, pendure-a para que a mesma não fique em contato com o solo.

Mantenha sua bike em segurança

Como já foi falado no nosso blog, existe uma modalidade de seguros que está ganhando muito destaque no mercado que é o Seguro para Bike. Para saber mais sobre este seguro, clique aqui. Para contratar este tipo de seguro é importante saber o registro do número de série que geralmente se encontra na parte de baixo do quadro. No entanto é necessário tomar algumas precauções também além do seguro. Se for deixa-la em locais externos deixe-a sempre trancada com uma corrente e um cadeado. Tome cuidado também onde irá prender sua bike. Não adianta uma corrente e cadeado resistente se for prendê-la em um local frágil.

Conclusão

Se tomar os devidos cuidados e precauções quanto a segurança e manutenção, a bicicleta pode ser uma excelente alternativa não só para o trânsito caótico das grandes cidades como uma boa prática para saúde. Se for pedalar mantenha sempre o foco, a atenção constante, lembre-se de ver e ser visto. Para mais dicas sobre seguros e dicas fique ligado no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *