19 de Abril – Dia do Índio

No dia 19 de Abril, todo ano, aqui no Brasil e em diversos outros países das Américas, é comemorado o Dia do Índio, ou o Dia dos Povos Indígenas. Esta data tem como finalidade reforçar as reflexões pelo país e pelo continente, não só nas universidades e instituições de ensino, como em todos os setores da sociedade, sobre a relação de violência durante a colonização pelas nações europeias na formação do nosso país. Além disso, promover a igualdade dos povos, valorizar uma cultura tão rica como a indígena e que se faz muito presente em nossos costumes, hábitos, culinária, língua etc. Preservar sua memória, seu espaço, suas raízes e origens.

19 de Abril – Origem Dia do Índio

No ano de 1940, ocorreu no México o Primeiro Congresso Indígena Interamericano. Nele foram reunidos, além dos líderes governamentais de diversos países da América, líderes e figuras indígenas importantes. O intuito deste congresso era trazer a tona assuntos sobre a situação dos povos indígenas após tantos anos de colonização. Inicialmente, os índios não compareceram ao congresso, por receio de estarem em risco de alguma forma. No entanto, após reuniões e conversas, os líderes indígenas entenderam a importância do debate de assuntos que interessavam diretamente a eles, e, no dia 19 de Março, se juntaram ao congresso. Por causa disso, ficou definido esta data como o dia do índio. No Brasil foi oficializada em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas, através do decreto de lei 5.540.

Para saber mais sobre datas comemorativas, além de informações dos mais diversos tipos de seguros, continue acompanhando o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *