21 de Abril – Dia de Tiradentes

Neste dia 21 de Abril é comemorado o Dia de Tiradentes. Mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes em função da sua profissão de dentista, era muito mais que isto. Já trabalhou como tropeiro, minerador, comerciante, militar, além de ser ativista político, com atuação no Brasil colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Esta data é para relembrar e homenagear uma figura que se tornou um herói nacional na luta pela independência do Brasil.  Como ele se mostrou um grande líder político e defensor do seu povo e de seus ideais.

21 de Abril – Origem da Data –  Dia de Tiradentes

No fim do século XVIII, no ano de 1789, uma parcela da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra a dominação dos Portugueses. Foi neste cenário que a figura de Tiradentes se destacou e assumiu a maior responsabilidade, mesmo sendo o mais humilde. Foi o maior ativista e o único a ser condenado a morte por enforcamento.  Após o enforcamento seu corpo foi esquartejado, e as partes expostas nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais como forma de repressão a futuros movimentos. Todos os seus bens foram confiscados e sua casa queimada.

Em função de suas ações e atos que foram reconhecidos como heroicos, ele ascendeu ao status de importante figura histórica brasileira. O seu nome Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade do Povo Brasileiro, também conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”, desde o dia 21 de Abril de 1992.

Para saber mais sobre diversos tipos de seguros, continue acompanhando nosso blog.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *