24 de Junho – São João

Neste dia 24 de Junho é comemorado o dia de São João. Também conhecido como o ‘Santo Forasteiro’, São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois, além de ser seu parente, foi ele quem batizou Jesus Cristo nas margens do rio Jordão. Foi João Batista o profeta que previu a vinda de Jesus. Toda sua vida é considerada pelos cristãos como sendo uma preparação para o advento de Cristo.

24 de Junho – São João: Origem da Data

A celebração do dia de São João é ligada a esta data por ser tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é uma das principais figuras relacionadas com as festas juninas, e sua celebração se faz muito presente em várias partes do Brasil, com um destaque especial para o Nordeste.

Alguns símbolos são destaques durante este período, como a fogueira, os fogos de artifício, a capelinha, o mastro, dentre outros. A comida típica e muita música também marcam esta celebração. Com uma variedade de alimentos em sua maioria derivados do milho, o cardápio de São João é composto por canjica, pamonha, bolo de milho, mingau de milho, bolo de mandioca, o próprio milho, muito amendoim, pé de moleque, rapadura, paçoca, dentre outras iguarias. Tudo isso regado a muita alegria e ao bom e velho forró para embalar as quadrilhas por todo o Brasil. É uma época de muita alegria, festejos e diversão que movimenta não só diversas cidades do interior como a aquece a economia local com o aumento do turismo, encorajado por shows de grandes bandas nacionais.

Conclusão

Fique atento nas programações musicais da sua cidade ou de outros lugares. Comemore com bastante alegria, dance, pule e festeje, mas sempre com muita responsabilidade, seja soltando fogos de artifício ou pulando fogueiras. E lembre-se se beber não dirija. Para dicas sobre seguros ou para ficar por dentro das datas comemorativas, continue acompanhando nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *