Transporte seu animal de estimação com segurança dentro do veículo

Vai levar seu cachorro ou gato de estimação para um passeio? Veja os cuidados a serem tomados para evitar multas e acidentes. Transporte seu animal com segurança.

O que é bem comum de observamos no transito são pessoas conduzindo seus veículos com seu animal de estimação no colo ou solto pelo carro. Apesar dessa atitude ser bem habitual, isso pode representar um risco para a sua segurança e um prejuízo para o seu bolso. Como precisamos utilizar o cinto de segurança ao entrar no veículo, o seu animal de estimação também precisa andar corretamente para evitar um acidente ou uma multa.

Informação Importante

Fique atento para que o seu animal esteja devidamente acomodado de maneira que não impeça a visibilidade do condutor.

Atenção! – Levar animais e pessoas fora do veículo (na caçamba, por exemplo) é uma infração grave, com direito a 5 pontos na carteira e multa de R$ 127,69 e dirigir veículos transportando pessoas, animais ou volumes a sua esquerda ou entre os braços e pernas é considerado infração média, com 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,13.

Sugestões –  Transporte seu animal com segurança

Para animais de pequeno porte o ideal seria utilizar uma caixa de transporte, que deve ser fixada com o cinto ou presa atrás dos bancos dianteiros. Nunca colocar no porta malas que seja todo fechado. Para os que adoram andar nas janelas existe no mercado as bolsas protetoras que podem ser ajustadas à altura do vidro.

Os animais de médio e grande porte, prefira transportar no banco traseiro que é a área menos afetada em caso de acidentes. Para estes animais é bastante indicado o cinto de segurança canino. As coleiras tradicionais presa ao cinto de segurança do veículo, pode no momento de uma freada forte ou uma batida enforcar o animal.

Obs: A caixa de transporte ideal, deve ser grande o suficiente para que o animal fique de pé dentro dela e possa dar uma volta inteira.

Como os gatos não são muito adeptos a mudança, precisam ser sempre transportados dentro de caixas especializadas para felinos.

Transporte seu animal com segurança – Dicas para um passeio tranquilo

  • Não dê ração ou qualquer tipo de alimento ao cão quatro horas antes do percurso. Para água a regra deve ser uma hora antes. Em caso de felino, o jejum é de duas horas antes do percurso;
  • De hora em hora, pare o automóvel e desça com o cãopara possíveis necessidades fisiológicas. Um pouco de água é necessário para hidratação;
  • Nunca dê comida durante a viagem: isso causa enjoo e altera o sistema digestivo;
  • E caso de viagem é obrigatório levar a carteira de vacinação e um atestado de trânsito emitido por médico veterinário particular (chamada guia de trânsito).

Valorize sua vida e do seu animal de estimação, quando for transporta-lo faça de maneira correta para que o passeio seja tranquilo. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações sobre os mais diversos tipos de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *