Saiba como avaliar um seminovo antes da compra

Com a grande oferta de carro seminovo, adquirir um pode ser um bom negócio. Tendo paciência na procura, existe uma grande possibilidade de se encontrar um veículo em bom estado de conservação. É muito importante avaliar algumas condições para ter certeza que o mesmo está em bom estado. Essa avaliação visual deve ser minuciosa. Uma inspeção mecânica e um test-drive também são essenciais.

Seguem abaixo dicas de como avaliar um seminovo.

Consulte junto ao Detran a Documentação

Tendo os dados do veículo, Placa e RENAVAM em mãos, vá até o Detran ou procure um despachante para que possa consultar se a documentação está em dia. Verifique se o licenciamento, o IPVA e o seguro DPVAT estão em dia e se não há multas. Caso haja débitos, tente negociar com o comprador os valores.

Verifique a parte externa do carro

É importante verificar a presença de alguma anormalidade no veículo, ficar de olhos abertos para ondulações e pequenos amassados na chaparia. Certifique-se de que o veículo nunca tenha sido pintado. Verifique a abertura e fechamento das portas e do porta malas.

Para se assegurar sobre a integridade do veículo, abra o capô e porta malas e verifique se os lacres de fabrica são originais. Isso garantirá que não ocorreu batidas frontais e traseiras.

Confira o estado do motor

Esse é um item que se deve ter bastante atenção, pois caso venha a ter algum problema, o conserto desse item pode sair bem caro. Verifique com bastante atenção se não há vazamento de óleo. É importante verificar o nível e o aspecto do mesmo, pois um óleo muito escuro e abaixo no nível, mostra que o motorista é pouco cuidadoso. Ligue o motor, o som é um importante indicativo de desgaste ou bom funcionamento.

O interior do veículo

Entrando no veículo, primeiramente observe o desgaste do volante, esse é um bom indicador do uso do veículo. Também fique atento aos bancos, verifique se os mesmos estão soltos, sujos ou rasgados. Avalie todos os comandos: faróis, limpadores, indicadores de direção, luzes de freio e se os indicadores no painel estão funcionando.

A ajuda de um profissional

Se puder contar com a ajuda de um profissional na hora desta avaliação seria o ideal, pois o mesmo irá te orientar sobre a situação do veículo.

Seguindo estas dicas você tem tudo para não ter futuras surpresas desagradáveis após adquirir um seminovo. Para outras dicas e saber mais sobre diversos tipos de seguros, continue acompanhando nosso blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *